top of page
Buscar
  • Versatily Ambiental

Nosso Lixo de cada dia: Qual será a herança que vamos deixar?

Vivemos em um momento crucial da história, onde as nossas escolhas diárias têm um impacto significativo no futuro do nosso planeta. Esta cartilha tem como objetivo despertar a consciência de cada um de nós em relação a essa temática tão presente em nosso dia a dia.





Você sabia que:


  1. Lixo é tudo aquilo que não se quer mais e joga-se fora;

  2. Resíduo é aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo;

  3. Rejeito é um tipo específico de resíduo — quando foram esgotadas todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem.

  4. Ou seja, Rejeito do nosso lixo doméstico que deveria ir para os aterros sanitários apenas.

 

Como forma de promover a redução ou não-geração de resíduos, devemos seguir o seguinte princípio dos 3 R's: 


  • reduzir - Devemos reduzir nosso consumo;

  • Reutilizar - Se não for possível reduzir o consumo devemos dar preferência para produtos reutilizáveis, retornáveis

  • Reciclar - priorizar sempre produtos sustentáveis, que possam retornar para sistema produtivo.


Devemos estar sempre incentivando práticas sustentáveis que preservem o meio ambiente para as gerações presentes e futuras, não dá mais para fugir dessa responsabilidade.

O descarte inadequado de resíduos tornou-se uma preocupação global, afetando não apenas a estética dos nossos espaços, mas também a saúde do nosso planeta. Nossos rios, lagos, praças e ruas são testemunhas do impacto direto das nossas ações.


Além disso, uma parcela significativa de problemas de saúde, estão diretamente ligadas a falta de saneamento, e aterros sanitários. É hora de repensarmos nossos hábitos, agirmos de forma responsável e trabalharmos juntos para construir um futuro mais adequado para futuras gerações.


Ao longo desta cartilha, exploraremos os desafios associados ao descarte irresponsável, os impactos ambientais negativos decorrentes dessa prática e, o mais importante, as soluções e ações que cada um de nós pode adotar para fazer a diferença. A mudança começa em casa, mas a transformação real acontece quando nos unimos como comunidade, país e nações, estamos todos dentro do mesmo planeta.


Vamos embarcar nesta jornada rumo a um planeta mais limpo, saudável e sustentável. Juntos, podemos construir um legado de responsabilidade social ambiental, garantindo que a Terra continue a ser um lar acolhedor para todos os seres vivos. O futuro está em nossas mãos.  Devemos agir agora.

 

O planeta é a nossa casa, e a herança que deixaremos para as gerações futuras depende das escolhas que fazemos hoje. Uma das questões mais cruciais que enfrentamos é o problema do lixo que nós mesmo geramos. Como sociedade, é nosso dever adotar práticas sustentáveis para preservar o meio ambiente e garantir um futuro saudável para todos.



Quer aprofundar mais sobre o tema? Acesse nossa cartilha que preparamos especialmente sobre essa temática tão importante para o nosso planeta.
















2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page